Tornos Multifusos Controlados por CNC X Cames
Os tornos automáticos surgiram no final do século XIX, com máquinas mecânicas acionadas por cames, melhorando a produtividade, aliado à precisão e estabilidade por conta dos desenvolvimentos que ocorreram ao longo da história. Hoje, encontramos equipamentos dessa categoria equipados com um ou mais carros CNC, ou com todos os acionamentos por CNC.
O torno é uma máquina operatriz muito versátil, utilizada na confecção, conserto e acabamento de peças, com apenas dois movimentos ajustados: a rotação da peça fixada e o avanço da ferramenta sob a superfície da peça. Já o torno Multifuso, conforme o nome indica, é um equipamento composto por múltiplos fusos inseridos num tambor que alimenta as barras e muda de posição para efetuar operações simultâneas no produto de forma fracionada, ou seja, cada posição que o fuso assume realiza uma operação e o tempo de ciclo do mesmo passa a ser, não mais a soma dos tempos de cada operação realizada, e sim o tempo da operação gargalo.
Mas quais são as vantagens dos tornos multifusos controlados por CNC em relação aos modelos acionados por cames?
- Possibilidade de realizar operações mais complexas, sem necessidade de operações posteriores: os tornos multifusos acionados por cames funcionam sobre um único eixo e, em sua maioria, dispõem de 5 posições de operação frontal e 6 posições para operação transversal, o que limita a quantidade de operações possíveis; já os tornos multifusos controlados por CNC oferecem uma maior flexibilidade, permitindo a realização de operações mais complexas sem a necessidade de etapas adicionais.
- Tempo de setup menor: os tornos multifusos acionados por cames necessitam da troca de vários componentes mecânicos durante o setup, como curvas, carros, escalas, etc; nos controlados por CNC, somente são substituídas as ferramentas de corte e o programa CNC, o que reduz significativamente o tempo de configuração.
- Possibilidade de utilizar ferramentas padrão: os tornos multifusos acionados por cames necessitam de ferramentas especiais que copiam o formato final da peça para realizar a operação; os controlados por CNC, por possuírem a capacidade de copiar o perfil do produto através do programa CNC, podem utilizar ferramentas comerciais, reduzindo assim o custo de ferramental.
- Treinamento dos operadores: os tornos multifusos acionados por cames exigem mão de obra mais específica para realizar o setup e, mesmo durante a operação, no caso da necessidade de corrigir o dimensional do produto; nos controlados por CNC, essas tarefas são mais simples de serem realizadas, podendo ser utilizada uma mão de obra mais comum, como a de um torno CNC convencional.
SAMOT possui em seu parque fabril uma série de equipamentos Multifusos, incluindo máquinas movidas a cames, com um ou mais carros CNC e Multifusos com acionamento CNC em grande quantidade. Dessa maneira, nos encontramos preparados para altas demandas e diversidades de mercados que exijam operações complexas com menor tempo de processamento e maior flexibilidade de processos, garantindo precisão, qualidade e produtividade.