100% DE REAPROVEITAMENTO NA INDÚSTRIA
Na ótica da sustentabilidade no ramo industrial, a preocupação com o meio ambiente está diretamente ligada a duas vias: ter uma atuação ecologicamente correta (interna e externamente) e atuar com a gestão ambiental de forma estratégica, pensando no desenvolvimento sustentável da empresa.
Para seguir os requisitos de um sistema de administração ambiental, a Samot é certificada com a norma ABNT NBR ISO 14001/2015, que especifica e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente. A norma considera aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.
Todas as unidades da SAMOT seguem essas regências cuja busca constante se baseia na rápida resposta para a necessidade da proteção ambiental. Conheça as ações sustentáveis da Samot Brasil, através do resumo da entrevista realizada com o setor ambiental:
– As Estações de separação de cavaco, como funcionam na prática?
Os cavacos gerados nos processos produtivos são coletados e centrifugados para remoção do óleo, onde os cavacos de alumínio passam por um processo de briquetagem e são destinados a empresas de reprocessamento para serem utilizados em outros processos.
– Você poderia informar resultados reais referentes ao reaproveitamento anual de materiais?
No Brasil, no ano de 2021, considerando um dos processos produtivos a empresa gerou por volta de 230 toneladas de resíduo de alumínio, quantidade a qual foi possível realizar o reaproveitamento de 100% do resíduo gerado. Também no ano de 2021, a Samot gerou cerca de 5 toneladas de papel, papelão e plástico, os quais foram 100% reciclados, reduzindo o consumo de recursos naturais.
– Como funciona a reciclagem além dessas estações, nas plantas do Brasil?
A SAMOT busca atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizando a coleta seletiva, segregando os materiais para reciclagem e destinando a empresas parceiras que são devidamente certificadas pelo órgão ambiental. Estamos em constante processo de aprendizagem contínua, realizando treinamentos ambientais com o intuito de conscientizar os colaboradores quanto a importância de minimizar os impactos ambientais e a degradação do meio ambiente por meio do gerenciamento correto dos resíduos.
– Como a aplicação dessa norma faz a diferença na SAMOT?
Desde a implantação da norma ISO 14001:2015 a Samot aprimora o gerenciamento de todo o sistema no que diz respeito às suas atividades produtivas, procurando sempre atender aos requisitos legais.
Além disso, através da prática da logística reversa, a empresa segue com a redução do consumo de recursos hídricos, realizando o tratamento da água utilizada nos seus processos de anodização e destinando aos locais certos de forma a garantir que a sua qualidade se mantenha igual ou superior àquela quando coletada, tratando os gases e devolvendo a atmosfera, gerenciando fornecedores ambientais e monitorando a geração de resíduos sólidos.
A SAMOT tem propiciado um ambiente mais sustentável aos seus colaboradores e vizinhança na preservação dos recursos naturais, segregando os seus resíduos e destinando da forma correta, resultando no atendimento da legislação ambiental vigente.