METROLOGIA INDUSTRIAL: QUALIDADE QUE A SAMOT ENTREGA
Em linhas gerais, metrologia é a ciência das medições, no qual se divide entre legal, científica e industrial. Nesse artigo iremos abordar sobre a industrial, no qual envolve exclusivamente o controle de processos produtivos industriais, que são responsáveis pela garantia da qualidade de peças, produtos acabados e pela verificação das máquinas, ou seja, se estão operando em seu máximo desempenho.
Mas como é realizado esse processo?
Atualmente a metrologia é indispensável no controle dos processos, na avaliação da qualidade do produto, do meio ambiente, da saúde e da segurança, de modo a garantir práticas seguras de comércio e a proteção ao consumidor final, e assim, prover confiabilidade, credibilidade, universalidade e qualidade. Para atingir esses objetivos se faz necessário medir com a melhor exatidão e precisão possível, obtendo resultados mais próximos dos reais, identificando as necessidades de ajustes nos processos ou garantindo a confiabilidade dos parâmetros estabelecidos.
A metrologia geralmente está vinculada a área de qualidade, no qual este é responsável por três macro processos, sendo eles:
- Medição de peças e produtos: responsável por comparar um determinado produto/peça com o padrão, ou seja, requisitos estabelecidos previamente;
- Gestão da calibração: no qual sua função é gerenciar o sistema responsável pelos meios de controle, instrumentos, calibradores e dispositivos responsáveis por monitorar o processo ou produto na fábrica;
- Análise do sistema de medição (MSA): Por meio de ferramentas e metodologias estatísticas avalia se a análise do sistema de medição está funcionando adequadamente.
Nesse contexto, a SAMOT investe em equipamentos de medição de alta tecnologia e exatidão, tais como:
- Máquina de Medir por Coordenadas: possuem tecnologia de escaneamento com grande precisão para medição de geometria, forma e posição; possibilitando a inspeção da qualidade de forma dimensional de muitos produtos do setor metal-mecânico, como pequenas peças.
- Máquinas de Medição Ótica: são utilizadas para medição de peças torneadas e retificadas, de fácil modo de execução, e ainda contam com rapidez na obtenção dos resultados e grande eficiência. Essas máquinas abrangem uma gama de medição de eixos com diâmetros de até 90 mm, comprimento de até 600 mm e que podem ser usadas diretamente no setor produtivo.
Dessa maneira, a metrologia industrial proporciona a produção com qualidade e eficiência, ou seja, aproveita todo o potencial do maquinário e dos processos produtivos.
A SAMOT está preparada para atender as necessidades dos clientes da melhor maneira, incluindo equipamentos de alta qualidade nesse processo e garantindo o melhor acabamento na entrega dos produtos.